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Exercícios Funcionais

O Treinamento Funcional pode ser definido como movimentos ou exercícios que permitem realizar nossas tarefas com melhor desempenho e eficiência. Para isso, atua no controle neuromuscular, que é a capacidade de produzir movimentos controlados, através de atividade muscular coordenada, e na estabilidade funcional, que é a habilidade das articulações permanecerem estáveis durante a atividade física.

É baseado na estabilização central (coluna, abdomen e quadris), na correção de assimetria dos membros e déficits neuromusculares. A estabilização central busca o fortalecimento dos músculos abdominais, paravertebrais e glúteos, para produzir máxima estabilização do abdomen e coluna.

Os exercícios são realizados em diferentes posições (deitado, sentado e em pé), com a finalidade de obter pressão leve e igualmente distribuída sobre as superfícies articulares, pela coativação muscular. Os movimentos, nos exercícios funcionais, são multiplanares, integrados (usando o corpo todo) e desafiadores para o cérebro e o corpo.

Os exercícios funcionais podem ser usados para aprimorar a força, velocidade, flexibilidade, mobilidade, resistência muscular e condicionamento cardiovascular. O treinamento metabólico dos exercícios auxilia a diminuição da porcentagem de gordura corporal.

A partir do momento que as pessoas começam entender os benefícios deste tipo de atividade física pode crescer a percepção de que exercícios feitos em máquinas fixas não são tão bons como pareciam ser.