recepcao@note.med.br
(15) 3233-4171 - 3357-0622 - 99786-3879

R. Caracas, 418 - Jardim América / Sorocaba-SP.

Fisioterapia

A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. O objetivo fundamental da Fisioterapia é atuar na prevenção, cura ou reabilitação da capacidade física das pessoas, em qualquer idade.

A Fisioterapia exige conhecimentos não apenas das Ciências Biológicas, área de origem da profissão, mas também das Humanas. O fisioterapeuta é um dos poucos profissionais de uma equipe da área de Saúde que trabalha praticamente todos os dias com o paciente e, por isso, tem maior facilidade em identificar suas necessidades físicas, emocionais e sociais.

Um fator de extrema importância para a profissão é a necessidade de aperfeiçoamento constante. A educação continuada é fundamental para o fisioterapeuta. Os equipamentos e as terapias manuais utilizados no trabalho evoluem constantemente e, sem atualização, o profissional fica rapidamente defasado.

A partir da consulta fisioterápica, são elaborados o diagnóstico e desenvolvido um projeto de intervenção com objetivos claramente definidos, os procedimentos a serem administrados, a ação dos recursos terapêuticos, o controle da resposta e a alta, quando os objetivos forem atingidos ou for alcançada a máxima recuperação funcional do cliente.

Recursos físicos e naturais, como a água, o calor e o frio, e recursos tecnológicos, como microondas, ondas curtas e eletricidade são utilizados na prevenção e cura dessas patologias. A reorganização do sistema músculo-esquelético com a cinesioterapia é o meio que o fisioterapeuta tem para atuar na qualidade da vida de um indivíduo.