recepcao@note.med.br
(15) 3233-4171 - 3357-0622 - 99786-3879

R. Caracas, 418 - Jardim América / Sorocaba-SP.

Hidroterapia

A hidroterapia é uma forma de reabilitação onde os exercícios terapêuticos são realizados em piscina aquecida e coberta. Através do uso de inúmeras técnicas de reabilitação, associadas às propriedades físicas da água, principalmente a pressão hidrostática, flutuação, viscosidade e aos efeitos do calor, os pacientes são beneficiados pelos efeitos fisiológicos da imersão na água.

Dentre os vários efeitos fisiológicos que ocorrem no organismo humano quando em imersão, está a vasoconstrição periférica, que aumenta o retorno do sangue venoso, o aumento da pressão sobre os vasos linfáticos, que facilita a drenagem linfática, auxiliando no processo de regressão de edemas, o relaxamento muscular, a melhora da capacidade respiratória, renal e hormonal.

Outro importante benefício que a terapia realizada em piscina proporciona é a retirada da carga das articulações imersas, permitindo a reabilitação quando a carga gravitacional for proibida.

A hidroterapia pode trazer muitos benefícios adicionais : alívio da dor e espasmos musculares, manutenção ou aumento da amplitude de movimento articular, fortalecimento muscular e treino de resistência, reeducação da função dos músculos paralisados, melhora na circulação e diminuição de edemas, manutenção e melhora do equilíbrio, propriocepção, coordenação e postura, encorajamento para as atividades da vida diária e uma sensação de bem estar físico e psicológico.